26 de janeiro de 2014

FAÇA VOCÊ MESMA: IOGURTE NATURAL CASEIRO


Depois que decidi melhorar minha alimentação, adicionei alguns alimentos que agora são indispensáveis no meu cardápio diário. Dentre eles está o iogurte natural. O mais legal é que com a receita caseira você economiza horrores, vejam só:



lngredientes:
  • 2 litros de leite desnatado (pode ser integral ou semidesnatado também);
  • 1 pote de iogurte natural (170gr) (pode ser integral ou desnatado);
  • 2 colheres de sopa de leite em pó comum ou desnatado (o leite em pó é opcional).

Passo a passo:
  1. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Assim que ferver, desligue. Se formar uma película de nata sobre o leite, descarte-a. Deixe o leite esfriar um pouco até o ponto que você consiga colocar o dedo dentro do leite e ele ainda se mantenha quente, mas sem queimar seu dedo. Se você conseguir ficar com o dedo por 10 segundos então está pronto. (OBS.: retire um pouco do leite em uma concha para fazer esse teste do dedo, acho mais higiênico).
  2. Retire uma concha de leite, coloque em uma vasilha qualquer e misture o iogurte natural e o leite em pó. (Esse passo serve para não empelotar e permitir que o iogurte dissolva melhor). Em seguida volte a mistura para todo o leite da panela e misture. Feche a panela e envolva-a com dois panos de prato para mantê-la aquecida. Deixe bem fechada por cerca de 8 a 9 horas em algum ambiente escuro (bolsa térmica, forno convencional ou microondas, ambos desligados). Não mexa no leite durante esse período.
  3. Após o período de descanso o iogurte estará pronto. Leve à geladeira por um período de 4 horas e já estará pronto para servir.
E esse é o resultado final:


Coloquei o iogurte em um recipiente de vido para consumir no dia a dia, em receitas etc.

Rendimento: 1,7 litros de iogurte (em média 10 potinhos)

Observações importantes:
  • Para fazer a receita novamente, não precisa comprar mais iogurte, é só separar uma quantidade (170gr), a mesma do potinho comprado e refazer o iogurte por mais dez vezes;
  • O leite em pó (2 colheres) é opcional, fiz a primeira vez sem ele e funcionou, na segunda vez utilizei o leite em pó e percebi que o iogurte ficou um pouco mais consistente;
  • Fiz a receita com leite desnatado para ficar mais light. Se você fizer com leite integral o iogurte ficará um pouco mais consiste.
Agora é só aproveitar a dica saudável e inventar receitas ou consumir normalmente. Gosto de tomar o iogurte de manhã com mel e granola, adiciono um pouquinho de canela em pó para ficar ainda mais saboroso.

Beijos e até a próxima!!!


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Pra não empelotar retire uma concha do leite (já na temperatura certa), coloque em uma vasilha pequena e misture com o iogurte, em seguida devolva essa mistura em todo leite. Isso ajuda a dissolver o iogurte e não empelotar.

      Excluir

Todos os comentários aguardam aprovação.
Para ver a resposta do seu comentário retorne nesta seção do blog para conferir ou deixe seu e-mail para que eu possa enviar a resposta. Bjs, Elaine.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...